FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

COMUNIDADE E PREFEITURA DE VERDELÂNDIA SE UNEM E RESTAURAM IGREJA DO SÉCULO 18 EM BARREIRO DO RIO VERDE

  • “Tenho muitas recordações dessa igreja, foi aí a minha primeira eucaristia e também (onde) fui crismada”, comentou Zinha Pereira 
Fotos divulgação
Antes e depois: Igreja Santo Antônio, construída no século XVIII em Barreiro do Rio Verde, na cidade de Verdelândia.
  
VERDELÂNDIA (por Oliveira Júnior) – A recuperação e o zelo pelo bem histórico. A comprovação de que a parceria pública e privada (PPP) é possível e com resultado positivo. Isso acontece no município de Verdelândia, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, onde a administração da prefeitura e a comunidade deram as mãos e colocaram “as mãos na massa” para favorecer a população.
Essa parceria foi praticada no bairro Barreiro do Rio Verde e teve como alvo um patrimônio histórico: a Igreja de Santo Antônio. De acordo com os historiadores, esse templo foi erguido no século XVIII (18) e utilizado ao longo do tempo para vários eventos da comunidade, inclusive casamentos.
“Amei”, declarou Doura Santos ao referir a reforma na igreja onde foi a celebração do seu casamento. Quem também aprovou a ação coletiva foi Luciano Pereira. “Agradeço ao prefeito Jarbas por uma boa ação e Chico Jader”, comentou Luciano enaltecendo a comissão do mutirão liderada por Francisco (Chico de Jader) e Deusdete (Dete) com apoio da prefeitura pelo trabalho. “Deu muito trabalho mesmo, mas agradeço a Deus e todos que nos ajudaram a fazer um ótimo trabalho”, completou.
Fotos divulgação
Antes e depois: Igreja Santo Antônio, construída no século XVIII em Barreiro do Rio Verde, na cidade de Verdelândia.

Uma relíquia arquitetônica com mais de 200 anos, a pequena e aconchegante igreja de Santo Antônio, a primeira a ser construída em Verdelândia, foi restaurada recentemente pela comunidade do Barreiro do Rio Verde com o apoio da Prefeitura Municipal.
Essa edificação secular também é marcante na vida de Zinha Pereira. “Tenho muitas recordações dessa igreja, foi aí a minha primeira eucaristia e também fui crismada, na mesma data, no dia de Santo Antônio”, comentou Zinha ao lembrar que no ano da sua crisma o festeiro de Santo Antônio foi o produtor rural Eduardo Pereira Nogueira (Dú Nogueira), que foi prefeito de Janaúba, município ao qual a comunidade de Barreiro do Rio Verde pertencia antes de incorporar à Verdelândia, emancipada em 21 de dezembro de 1995.
Fotos divulgação
Antes e depois: Igreja Santo Antônio, construída no século XVIII em Barreiro do Rio Verde, na cidade de Verdelândia.

O desejo da comunidade de restaurar a igrejinha do século XVIII era antigo. Com essa atitude unificada entre o poder público e a comunidade foi possível recuperar as paredes mantendo a originalidade e medidas para conter a infestação de cupins nas portas, janelas e no telhado. Ao final, a secular igreja ganhou nova roupagem no que tange à pintura, altar e sistema elétrico. Foi construída uma calçada e jardim em suas imediações, mudando positivamente o aspecto urbanístico em Barreiro do Rio Verde que fica na margem do rio Verde Grande.
Em celebração recente, o padre Elias agradeceu o empenho da comunidade e da prefeitura na restauração dessa igreja. Ele assegurou que irá viabilizar a celebração de missa mensalmente, assim como a realização de atividades religiosas na igreja do Barreiro, caso da catequese de Crianças e atuação do grupo Legião de Maria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID