FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

FUNCIONANDO HÁ TRÊS ANOS, CAMPUS DE JANAÚBA DO IFNMG FOI INAUGURADO ESTA SEMANA

  • Prédio onde funciona o IFNMG foi construído na gestão do prefeito Yuji Yamada
  • Instituto Federal de Janaúba poderá virar faculdade pública em alusão ao almejado e não conquistado Colégio Agrícola 
  • Na inauguração, estudantes destacaram a história de Janaúba e a cultura das lavadeiras de roupas nas margens do rio Gorutuba
Foto IFNMG
Com traje típico das gorutubanas, alunas do IFNMG lavam roupas em demonstração na inauguração formal do campus de Janaúba.

Foto Oliveira Júnior
Fachada do imóvel da Prefeitura de Janaúba onde funciona o campus avançado do IFNMG.

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Em franca atividade há três anos e transferindo conhecimentos a vários estudantes, somente nesta semana é que o Campus Avançado Janaúba do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) foi formalmente inaugurado. Inicialmente na condição de unidade de ensino técnico profissionalizante e com amplas possibilidades de ser transformada em faculdade federal, o Instituto Federal há muito tempo comprova a sua importância no contexto sócio intelectual.
O campus avançado de Janaúba figura entre os 10 institutos federais do país em números de estudantes presenciais. Pelo menos isso justificativa o empenho dos dirigentes do instituto, da comunidade e do então prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, pela destinação do imóvel onde funcionou a biblioteca municipal a ser a sede provisória do IFNMG nesta cidade. O imóvel antigo foi modificado e ganhou novos e modernos traços arquitetônicos visando o funcionamento da unidade de ensino técnico profissionalizante.
Foto IFNMG
A dança do pote, uma das tradições da cultura gorutubana, focalizada por estudantes do Instituto Federal de Janaúba.

Na gestão passada, a Prefeitura de Janaúba investiu mais de meio milhão de reais na adequação do imóvel cedido ao IFNMG, sendo que após o instituto transferiu para o local definitivo, o referido prédio será devolvido ao executivo municipal. A obra teve início em 2013 e as atividades do instituto iniciaram em 2015. Apesar de não figurar no ato de descerramento da placa de inauguração, na última terça-feira, dia 5 de junho, o ex-prefeito Yuji Yamada teve atitude destacada ao disponibilizar a sua gestão para a construção da atual sede do IFNMG em Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Prédio da antiga biblioteca pública municipal que foi modificado para ser a sede provisória do IFNMG, em Janaúba.

“Esse campus é pequeno em tamanho mas não em eficiência. E isso em virtude da dedicação de nossos servidores e terceirizados, do investimento em capacitação e visitas técnicas e do diálogo e das parcerias com a comunidade”, disse o diretor do Campus Avançado Janaúba, Fernando Barreto Rodrigues, destacando o grande apoio dado por órgãos como a prefeitura municipal, a Câmara Municipal, a UFVJM, a Unimontes e a Superintendência Regional de Ensino.
O Campus Avançado Janaúba é o menor de toda a Rede Federal em área construída. O prédio possui 620 metros quadrados, com quatro salas de aulas, um laboratório, uma biblioteca e cinco salas administrativas. Mas, apesar disso, é o nono campi avançado do Brasil em número de estudantes, com 350 alunos presenciais em cursos técnicos nas modalidades integrado, integrado PROEJA e concomitante/subsequente, e 600 alunos na educação a distância em cursos técnicos. Os estudantes são de diversas cidades do entorno de Janaúba.
Foto Oliveira Júnior
Reunião na qual o ex-prefeito Yuji Yamada, vereadores, representantes da comunidade e do Instituto Federal definiram sobre a implantação do campus em Janaúba.

Nos últimos dias a direção do Campus Avançado do IFNMG em Janaúba tem recorrido a deputados e lideranças no sentido de sensibilizar o governo a direcionar a unidade janaubense como campus agrícola, inclusive com a autonomia e implantação de curso de ensino superior, transformando o campus de Janaúba em Faculdade Federal. Ao propor que o IFNMG em Janaúba seja campus agrícola, a direção da unidade faz uma alusão ao Colégio Agrícola almejado nos anos 80 pela comunidade janaubense e que, no entanto, a proposta não saiu do papel. Vale ressaltar que nas cidades de Januária e de Salinas haviam colégio agrícolas mantidos pelo Governo federal e os quais viraram Instituto Federal, tendo, inclusive, cursos superiores.
O reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, agradeceu aos servidores pelo empenho, aos alunos pela compreensão e à comunidade pelo alinhamento e parcerias para fazer o projeto do Campus Avançado Janaúba sair do papel e ser consolidado com sucesso, e destacou que a demanda desta unidade, assim como também a do Campus Avançado Porteirinha para também se transformar em campus e as das demais unidades por mais recursos, investimentos e servidores são demandas justas e plenamente possíveis de serem atendidas.
Foto Oliveira Júnior
Obra da sede atual do campus avançado de Janaúba do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais.

Ao longo de toda a solenidade, estudantes dos cursos técnicos demonstraram a história, as tradições e as belezas do Vale do Gorutuba através da arte, com pintura, música, dança e poesia. E também teve depoimento de estudante. Amanda Simões, do segundo ano do curso técnico integrado em informática para internet fez um emocionante relato de como o Instituto mudou a sua vida e a dos seus colegas. “Temos muito amor pelo Instituto, que mudou a minha vida e certamente vai mudar o meu futuro”, disse a aluna, que destacou a proximidade com os professores, as oportunidades de projetos de ensino, pesquisa e extensão e a forma em que os alunos são tratados, como “parte ativa na construção escola”.
Os deputados federais Saraiva Felipe e Reginaldo Lopes, que participaram da solenidade e parabenizaram o Campus pela força e entusiasmo, destacaram a importância da educação pública de qualidade e reforçaram o compromisso de seus mandatos na luta pela mudança da tipologia da unidade. (*com informações do IFNMG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS