MONTES CLAROS (por Waldemiro Miranda) – A Codevasf anuncia para os próximos dias a construção de 30 pequenas barragens de acumulação de água na região da Serra Geral, aqui no Norte de Minas. Essa ação acontecerá em seis municípios para minimizar o impacto das secas nas comunidades rurais do semi-árido.
Para executar essas obras, a Codevasf irá investir mais de R$ 1 milhão de reais, com recursos provenientes do programa Água para Todos, instituído pelo Governo Federal com o intuito de promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, para consumo humano e para a produção agrícola.
Segundo Dimas Rodrigues, superintendente da Codevasf em Minas Gerais, serão construídas cinco pequenas barragens em Janaúba; serão beneficiadas cinco comunidades do município de Porteirinha; duas em Capitão Enéas; seis em Francisco Sá; a Codevasf prevê também a construção de nove pequenas barragens de acumulação de água no município de Serranópolis de Minas e três no município de Jaíba.
A capacidade de acumulação de cada uma dessas barragens é de aproximadamente 6 mil metros cúbicos, tendo como fonte hídrica os pequenos cursos d'água existentes nas regiões onde serão construídas, segundo informou o engenheiro civil da Codevasf, Cleber Camargo Montes, um dos responsáveis pelo acompanhamentos dessas obras.
As obras dessas pequenas barragens têm previsão de conclusão para o final deste ano. (Fonte: Ascom/Codevasf)
Comentários