JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – A classe rural do Norte de Minas está de luto. Morreu ontem, quarta-feira, dia 15 de dezembro, o fazendeiro Nerval Leite, que era dos grandes líderes da agropecuária da região Norte do Estado de Minas Gerais.
Criador de gado nos municípios de Janaúba, Verdelândia, Jaíba e Capitão Enéas, o fazendeiro Nerval Leite era um dos investidores na política econômica e social da região da Serra Geral de Minas. Para o presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos, o criador Nerval Leite representava um grande sustentáculo da agropecuária do Norte de Minas, pois ele sempre acreditava no potencial do trabalhador e do produtor rural.
Nerval Leite participava ativamente dos eventos promovidos pela classe rural, principalmente dos leilões de animais e das exposições agropecuárias de Janaúba. Nerval também prestigiava a expoagro de Montes Claros e a vaquejada Grotão da Saudade, no município de Verdelândia, pois entendia que tanto a agricultura quanto a pecuária é a base fundamental para o fortalecimento da economia dos municípios do Norte de Minas Gerais.
Em virtude da morte do fazendeiro Nerval Leite, a diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba cancelou o leilão de animais que seria realizado nesta quinta-feira, dia 16.
HISTÓRIA DE NERVAL LEITE
Nerval Leite Flávio, 70 anos, natural de Montes Claros, casado com Maria Helena Coutinho Leite Flávio, e pai de Gustavo. Residia em Belo Horizonte e trabalhou por mais de 20 anos numa mesma loja em Montes Claros.
Funcionário de carreira da Receita Federal, era aposentado como auditor fiscal, e proprietário da AudiMinas, em Belo Horizonte.
Nerval Leite foi um dos emancipacionistas de Verdelândia, ao lado dos sobrinhos Wilton Leite Madureira, atual prefeito, e Jackson Leite Madureira.
Nerval Leite possui fazendas nos municípios de Verdelândia, Capitão Enéas e Montes Claros. Em uma de suas fazendas em Verdelândia está o segundo maior confinamento de gado da região, perdendo apenas para a Agropeva.
Era sócio do Sindicato dos Produtores Rurais de Janaúba, e um dos seus grandes incentivadores.
No velório, em Montes Claros, vários amigos e companheiros do agronegócio foram dar um adeus ao empresário rural Nerval Leite Flávio.(*com informações do jornalista Antônio Augusto Pereira, do jornal Folha do Norte).
Comentários