FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

APOIADO PELA PREFEITURA DE JAÍBA, 1º KIZOMBA CULTURAL DO GORUTUBA BUSCA A VALORIZAÇÃO E RESGATE DAS TRADIÇÕES EM DEFESA DA IDENTIDADE DA RAÇA NEGRA


Foto Ascom PJ
Nos ritmos musicais e no jeito de ser, quilombolas em Jaíba mostraram as tradições dos quilombos.

Imagem Ruan Carlos
Festival de Cultura Quilombola realizado em Jaíba no dia 9 de novembro de 2019.

JAÍBA – Cultivar as tradições, divulgar a sua cultura e defender o seu espaço e seus direitos foram os temas que nortearam o 1º Kizomba Cultural, realizado na comunidade do Gorutuba, no sábado, 09 de novembro. O evento contou com a participação de várias comunidades Quilombolas do município e representantes de cidade vizinhas.
Foto Ascom PJ

Prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva, em interação com as comunidades quilombolas.


O Festival de Cultura Quilombola contou com a parceria, apoio e incentivo da Prefeitura de Jaíba. As palestras, apresentações culturais e danças Afro, enriqueceram o ambiente e remeteram o público à suas origens. O prefeito Reginaldo Silva prestigiou o evento e também se envolveu nas atividades desenvolvidas pelos organizadores.
Foto Ascom PJ

Apresentação cultural durante o festival que reuniu em Gorutuba, município de Jaíba, comunidades quilombolas.


Na concepção do prefeito Reginaldo Silva, o festival representa a valorização da cultura e da tradição do povo de Jaíba, sobretudo das características dos quilombolas das comunidades de Gorutuba e Canudos. “Não podemos deixar que essa cultura se perca”, declarou o prefeito que esteve acompanhado dos vereadores Adonias Felix (presidente da Câmara) e Adilson de Freitas (o Tela), e ainda de secretários municipais.
Foto Ascom PJ

Peças artesanais produzidas pelos quilombolas e em exposição no Festival de Cultura Quilombolas ocorrida no dia 9 de novembro de 2019.


Para Edina Correia, idealizadora do festival, o evento teve como objetivo reviver a cultura e mostrar a força que o quilombo possui. “É uma sacudida no povo quilombola para que dê continuidade naquilo que é tão importante que é a nossa identidade”, mencionou Edina Correia ao citar o batuque, o sapateado, reisado e a beleza desse povo.
A secretária municipal de Cultura, Roberta Silva, ressalta o entusiasmo do povo quilombola em transmitir os modos e os costumes de geração para geração valorizando as danças, as comidas típicas e o jeito de ser do povo gorutubano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID