FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

ESTUDANTES APROVEITAM A 38ª EXPÔJANAÚBA 2019 PARA PESQUISAREM SOBRE O ARTESANATO GORUTUBANO E O TRABALHO DOS ARTESÃOS DE JANAÚBA

Foto Oliveira Júnior
A artesã Vilma Meira de Oliveira explica para estudantes do curso de Psicologia sobre a confecção de avental artesanalmente. 

JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Como se fabrica o pote de barro e as técnicas de deixar um pano de prato bordado artesanalmente. Essa curiosidade fez com que estudantes saíssem da sala de aula e fossem a campo para obter a resposta. Em meio à prosa foi perceptível captar preciosas informações e até motivar que os próprios estudantes se interessam pela atividade dos artesãos. Pelo menos isso foi proporcionado durante a 38ª ExpôJanaúba 2019.
Com várias perguntas na memória, os estudantes da disciplina de Antropologia do curso de Psicologia da Facitec, campus de Janaúba, concentraram as atividades na Feira da Agricultura Familiar e do Artesanato, no parque de exposições desta cidade.
Foto Oliveira Júnior
Na 38ª ExpôJanaúba 2019 tem espaço reservado para os artesãos de Janaúba e da região exporem os seus trabalhos.

A educadora e artesã Vilma Meira de Oliveira Santos informou a um grupo de alunas que iniciou a produzir peças artesanais ainda na adolescência e carrega consigo essa habilidade que foi consorciada no período em que lecionava. Ao apresentar um avental com detalhes artesanais, Vilma ressaltou que a atividade do artesão é gratificante e, mesmo com algumas dificuldades como a pouca valorização, ainda se pode dizer que o artesanato possibilita uma importante contribuição no sustento familiar.
Outra equipe de acadêmicos buscou o conhecimento sobre o tradicional pote de barro. Nesse aspecto, o artesão Adão Lino de Brito, o Adão do Pote, explicou que a técnica artesanal ganhou dimensão em Janaúba diante do solo argiloso em abundância na cidade, ou seja, com a matéria-prima disponível em larga escala tem possibilitado a produção de inúmeros potes que são expostos na loja dos artesãos em Janaúba, no mercado de Montes Claros e nas principais feiras de artesanato em Belo Horizonte e em outros estados brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISÃO FATAL ENTRE ÔNIBUS E CAMINHÃO NA BR-122, EM JANAÚBA: UMA PESSOA MORRE POR TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E CARRO NA BR-122; HÁ ÓBITOS E VÍTIMAS FERIDAS: ENTRE CAPITÃO ENÉAS E A BR-251

GOVERNADOR ANUNCIOU NESTE SÁBADO A INCLUSÃO DO NORTE DE MINAS NA “ONDA ROXA”: AÇÃO CONTRA A COVID