FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

FUNORTE FACULDADES DE JANAÚBA

Imagem
FUNORTE JANAÚBA... Somos referência... FUNORTE JANAÚBA (38)38213427 (38) 998776968 Endereço: rua Rodolfo Soares de Oliveira, 234, Vila São Vicente, Janaúba/MG.

OLIVEIRA JR: JORNALISMO PLURAL – ESPECIAL DO JORNAL O NORTE – PROFISSÃO: JORNALISTA – 09/04/2016

Por Jerúsia Arruda

Ele nasceu em Montes Claros, mas foi em Janaúba que construiu uma sólida carreira como comunicador. Curioso, criativo e antenado, está sempre à frente do seu tempo, captando e difundindo informações pelos mais diversos canais de comunicação. 
Encerrando a série especial em homenagem ao Dia do Jornalista, O Norte traz uma entrevista com BENJAMIM MARTINS DE OLIVEIRA JÚNIOR, um jornalista multifuncional, que atua, ao mesmo tempo, na assessoria de imprensa, rádio, jornal digital e jornal impresso, em diferentes cidades, e ainda encontra tempo para se manter sempre conectado às redes sociais, atualizando e sendo atualizado sobre os acontecimentos que pontuam o dia a dia da região.
Jornalista Oliveira Júnior.
O que você levou em consideração para escolher o Jornalismo?
Acredito que foi por influência familiar. O meu pai, Benjamim de Oliveira, lidou na condição de parceiro em pelo menos três áreas da comunicação: cinema, telefonia e televisão (apenas retransmissão), todos em Janaúba. Pouco acompanhei essa fase. Mas, aos 6 anos pegava o jornal (Estado de Minas) que ele assinava, nos anos 70, e lia de trás para frente. Começava a folhear e ler na página de esporte. E para minha surpresa, no ano passado (2015), o meu filho Benjamim Martins, aos 20 anos, ingressou na área de comunicação ao ocupar a função de editor de imagem da TV Serra Geral, em Janaúba, e está fascinado em se qualificar na área áudio visual, com ênfase para o cinema.

Fale sobre sua atuação na comunicação.
Dia 26 de junho próximo completarei 30 anos que iniciei no rádio Gorutubana AM de Janaúba, inicialmente como operador de áudio (sonoplastia) e, em poucos dias, atendendo a convite do diretor artístico e de jornalismo da emissora, o saudoso amigo e colega Luís Carlos Novaes (Peré), acumulei a função de repórter e, posteriormente, a editoria de jornalismo. Ainda naquele ano de 1986, o Peré me levou para o impresso (O Jornal de Janaúba). Depois fiz reportagens para os periódicos O Jornal, Correio Janaubense, Jornal Gorutuba, Folha do Norte e Jornal da Serra Geral, e fui correspondente dos jornais Jornal do Norte e Minas ao Norte e também do jornal O Norte (de 2003 a 2008), e atualmente no Gazeta Norte Mineira. No radiojornalismo atuei pelas rádios Gorutubana AM, Torre FM e Onda Norte FM, todas em Janaúba, e Cidade FM, em Nova Porteirinha. Em 2003, iniciando a Faculdade de Jornalismo, apresentei ao professor Ruy Muniz a ideia da regionalização do jornal O Norte que imediatamente foi aceita pelo saudoso colega Reginauro Silva. Por seis anos fiquei à frente da sucursal em Janaúba de O Norte.

Onde você trabalha atualmente? Como é o seu dia a dia no trabalho?
Hoje faço uma mesclagem de jornalismo com assessoria de imprensa. Desde 2013 respondo pela Imprensa da Câmara Municipal de Janaúba; desde 2010 faço parte da Assessoria de Imprensa do Sindicato Rural de Janaúba; desde setembro de 2015 retornei ao jornalismo da Rádio Cidade 94,5 FM, em Nova Porteirinha; e no Jornal da Serra Geral desde outubro de 2008, além, é claro, com o meu site que lancei no período da faculdade (há mais de uma década). Sou jornalista e assessor 24 horas por dia nos sete dias da semana. 

Em tempos de interatividade e jornalismo participativo, como é cobrir uma região grande como a Serra Geral?
Mesmo com o avanço tecnológico na comunicação, sempre mantive contato e a fidelidade com as fontes o que tem assegurado a obtenção das informações. Atualmente com o “derrame” das redes sociais os fatos ganharam velocidade e difusão, mesmo assim não abandono o velho e correto costume de averiguar a veracidade.
Oliveira Júnior no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Como é a contribuição/aceitação do material que você produz pelos jornais regionais?
Nessas quase três décadas de jornalismo tenho conquistado e conservado a boa amizade e o respeito com os colegas e por conhecer, quase que totalmente, o jeito de cada jornalista e também da funcionalidade das empresas jornalísticas, tenho a preocupação de produzir material que atenda, pelo menos, do ponto de vista editorial e do público dos meios de comunicação, mantendo o princípio jornalístico.

O equacionar jornalismo o independente e investigativo com a dificuldade de financiamento?
Por ser uma área mais delicada e que requer uma análise mais detalhada, mais demorada diante do grau dificuldade, se torna necessário que o profissional tenha uma melhor qualificação e interesse. É o caso, por exemplo, do jornalismo econômico, no qual, na maioria das vezes, é exercido justamente pelos profissionais graduados em Ciências Econômicas.

O que mais lhe instiga? Quais são os desafios?
A falta de conhecimento e interpretação por parte de algumas pessoas com relação aos fatos faz com que o jornalista seja essencial para equacionar essa situação. O triste é que a interpretação errônea dos acontecimentos ganha dimensão por alguns meios de comunicação que, por interesses próprios, não demonstram preocupação em transmitir a informação de forma clara, justa e com responsabilidade. Sempre tenho orientado os colegas a estudarem, a aprimorarem os conhecimentos já que todos são comunicadores e, diante disso, precisam ser capacitados.

Em todos esses anos trabalhando como jornalista/radialista, qual experiência foi a mais marcante?
Na faculdade, decidi lançar um site (blog) de notícias. Minha intenção era estreitar a informação entre os conterrâneos e familiares que residiam em outras cidades, estados e até países. Lembro que quando morei no interior de São Paulo ficava ansioso para receber, quase uma semana depois, o jornal semanal de Janaúba. Não importava se a notícia estava, digamos, ultrapassada, mas queria ler e ver as poucas fotos sobre os acontecimentos da minha comunidade. Daí a experiência do site. São comuns os casos de leitores do meu site que moram em Janaúba dizerem que os familiares deles no Norte do Brasil, na França, sejam onde for, ficam sabendo quase que simultaneamente dos acontecimentos daqui e assim facilita a comunicação, a prosa familiar.

Jornalistas Jerúsia Arruda, editora de O Norte, e Oliveira Júnior no Troféu Imprensa do Norte de Minas 2015.
Algum episódio o marcou?
Abril de 1988, quase dois anos no rádio, fui designado a cobrir o velório do prefeito de Janaúba, Joaquim Maurício de Azevedo Bahia (faleceu no 6º e último ano de mandato), cujo avô, Maurício de Azevedo, foi o primeiro prefeito desse município. Descobri e relatei em texto num documentário emocionante na rádio que o prefeito Joaquim Maurício, quando criança, tinha o desejo de ter um cavalo azul. O avô, Maurício satisfez o desejo do garoto e mandou pintar o animal. No ano seguinte, o “cavalo azul” foi protagonista de uma homenagem que a classe ruralista prestou ao falecido prefeito Joaquim, que também era produtor rural.

O que mudou na sua visão sobre a profissão ao longo desses anos?
A implantação do curso de Comunicação Social/Jornalismo pela Funorte, em 1998, contribuiu na valorização e no aumento das perspectivas no mercado de trabalho diante da qualificação dos profissionais. Outro avanço é o aumento de vagas para atuação em Assessoria de Imprensa e Marketing tanto no poder público quanto na iniciativa privada. No entanto, um dos pontos negativos tem sido, infelizmente, a absolvição pelo mercado de trabalho de pessoas sem nenhum conhecimento e dedicação à profissão e, em alguns casos, atuam como pseudojornalistas, chegando ao ponto de denegrir a categoria. Acredito que o possível “derrame” de concessão de registro profissional a “jornalistas” pelo Ministério do Trabalho, sem averiguar os reais critérios para isso, tem prejudicado a profissão. Lamentável presenciar e até disputar o mercado de trabalho com esses “jornalistas” – alguns jamais foram capazes de redigir um release, tecnicamente falando – outorgados pelo Ministério do Trabalho.
 Oliveira Júnior, Jornalista.

Como você vê o futuro da profissão de jornalista?

A credibilidade é um dos pontos chave a ser conquistado e preservado pelo jornalista. O profissional tem que se adequar à mutação proporcionada pela globalização do acesso amplo e rápido à informação sem perder a essência da veracidade dos fatos e da ética. Isso tem provocado a adoção por parte dos jornais em investimento na estrutura multimídia em que oferece ao público a informação e os textos digitais. Essa tendência é mais evidenciada para os jornais diante da opção do público pelas informações instantâneas que hoje são disponibilizadas, apesar de no formato de sinopse, pela rede social.

Se pudesse retornar ao passado e mudar algo, o que mudaria?
Não basicamente na área de comunicação, mas no âmbito familiar. Ficaria muito feliz com a presença da minha mãe que nos deixou eternamente quando eu completaria três anos de vida. Diante disso, peço a cada colega e ao leitor que respeite e dê valor à sua mãe.

Qual a dica que você dá para os jovens sonham em trabalhar nessa sua área?
Jamais desanimar nos primeiros obstáculos e sempre analisar se realmente é isso que pretende desempenhar. Seja atencioso, atue com persistência, respeito, e conclua a sua produção jornalística com fundamento. Que nada o impeça de ser audacioso para construção de um texto correto e justo.

Fique à vontade para outras considerações.

Agradeço a todos de O Norte, da Funorte, dos demais órgãos de comunicação, das instituições e entidades, aos colegas que lidam nas diversas áreas e aos saudosos jornalistas Raimundo Brandão (do jornal O Gorutuba, de Janaúba), Luís Carlos Novaes e Reginauro Silva pela oportunidade e confiança depositadas na minha pessoa. Viva a Vida, Seja Feliz!

Link do texto no site do jornal O Norte: http://www.onorte.net/editorial_09-04-2016-profissao-jornalista--oliveira-jr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACIDENTE FATAL NA BR-251 ENTRE CARRETA E VAN QUE TRANSPORTAVA PACIENTES DE JANAÚBA; SAMU E BOMBEIROS INFORMAM QUE 3 PESSOAS MORRERAM

PROFESSORA DA PREFEITURA DE JANAÚBA MORRE EM ACIDENTE NA MG-401: PROFESSORA ÂNGELA ESTAVA NUMA MOTO ENTRE JANAÚBA E VERDELÂNDIA

AVIÃO CAI NO SUL DE MINAS E DEIXA 7 MORTOS, ENTRE ELES O EMPRESÁRIO JANAUBENSE MARCÍLIO SILVEIRA, FILHO DO JANAUBENSE TONY EQUIPAMENTOS

CORPO DA SERVIDORA CARMEN MADALENA, DA CODEVASF, É SEPULTADO EM JANAÚBA EM CLIMA DE COMOÇÃO; SERVIDORA ELIANE MONÇÃO, VÍTIMA DESSE ACIDENTE, RECEBE ALTA E DEVE CHEGAR À JANAÚBA NESTA SEXTA-FEIRA

RIO GORUTUBA NA COMUNIDADE DE CATUNI, EM FRANCISCO SÁ-MG, NESTE SÁBADO, DIA 02 DE MARÇO DE 2024

DOIS MOTORISTAS E O DONO DO ÔNIBUS MORRERAM COM A COLISÃO EM CAMINHÃO NA BR-122, ENTRE JANAÚBA E CAPITÃO ENÉAS: ELES VIAJAVAM DE PINDAÍ-BA PARA SÃO PAULO; MOTORISTA DO CAMINHÃO QUE IA PARA JAÍBA ESTÁ INTERNADO EM HOSPITAL

ACIDENTE FATAL NA MG-401 EM JANAÚBA: TRÊS PESSOAS MORRERAM E UMA FICOU FERIDA EM COLISÃO QUE ENVOLVEU TRÊS CAMINHÕES

WAGUIM DA GÁS NORTE PARTIU ETERNAMENTE QUANDO PRATICAVA O QUE GOSTAVA DE FAZER: APROVEITAR A VIDA, VIAJAR PELO BRASIL E PILOTAR MOTOCICLETA

ACIDENTE NA BR-122: UMA MULHER MORREU E 3 PESSOAS FICARAM FERIDAS EM BATIDA DE CARRO COM CAMINHÃO

ACIDENTE FATAL EM JANAÚBA ENVOLVENDO VÍTIMA QUE ESTAVA NUMA BICICLETA E UM ÔNIBUS