Foto Ascom/Codevasf
Dirigentes da Codevasf e da Epamig definem estratégias para a região da Serra Geral de Minas.
NOVA PORTEIRINHA (por Waldemiro Miranda) – “Toda e qualquer ação em favor do desenvolvimento sustentável do vale do rio São Francisco, mormente do norte de Minas, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales dos rio São Francisco e do Parnaíba – Codevasf, não medirá esforços para estar presente”. Foi o que afirmou o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, durante reunião em Montes Claros com a direção regional da Epamig – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – ocorrida na quinta-feira, dia 3 de março, visando a concretização de uma parceria para ampliação das ações do programa de implantação de hortas comunitárias no Norte de Minas, que a Epamig já executa com sucesso na região da Serra Geral de Minas.
O encontro buscou estabelecer ainda, segundo a chefe da Unidade regional da Epamig, Polyanna Mara de Oliveira, o apoio da Codevasf à um programa de alfabetização, com a implantação do Telecurso 2000 para os funcionários, familiares e a comunidade em que a Codevasf e Epamig estão inseridos.
A intenção, conforme a dirigente, é negociar com a Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – a formação dessa turma no município de Nova Porteirinha, no Projeto Gorutuba, e na localidade de Mocambinho, onde funciona a sede administrativa do Perímetro de Irrigação Jaíba, no município do mesmo nome. “É importante essa parceria entre empresas que promovem o desenvolvimento da nossa região”, disse Polyanna de Oliveira.
Para o engenheiro agrônomo e chefe de gabinete da Codevasf em Minas Gerias, Fernando Britto, num momento em que o mundo vai ao encontro de alimentos sem o uso de agrotóxicos, essa parceria tem tudo para servir como exemplo de um trabalho a ser desenvolvido não só por órgãos governamentais, mas também pelo segmento de horta comunitária familiar. O engenheiro agrônomo, que também é vice presidente da Sociedade Mineira de Engenheiro Agrônomos, explica que a parceria proposta visa a implantação de hortas ecológicas, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos, em escolas públicas municipais e estaduais da região norte mineira, garantindo alimentos de qualidade na merenda escolar.
Outro ponto positivo dessa parceria, segundo Alex Demier, engenheiro agrônomo da Codevasf, é que essa atividade permitirá a capacitação em atividades agrícolas, dos estudantes das escolas envolvidas, já que terão a oportunidade de acompanharem os trabalhos técnicos nos tratos culturais das hortaliças.
Ao final do encontro, Dimas Rodrigues disse que irá instar junto à direção central da Codevasf, com o intuito de conseguir os recursos necessários para as parcerias, que poderão vir do principal programa social da Companhia, o Projeto Amanhã. Também participaram dessa reunião o chefe do setor de produção agrícola da Codevasf em Minas Gerais, Paulo Roberto de Carvalho, o gerente administrativo financeiro da Epamig regional, Josimar do Santos e, ainda, Kellson Tolentino, coordenador de transferência e difusão de tecnologia, também da Epamig.
Comentários