Foto Divulgação
A advogada e jornalista Jussara Ribeiro, de Manga, recebeu a Medalha Matias Cardoso.
MATIAS CARDOSO – Na quarta-feira, dia 8 de dezembro, na praça da Matriz Cônego Marinho, em Matias Cardoso, aconteceu a solenidade “Dia dos Geraes” e entrega da Medalha Mathias Cardoso e Maria da Cruz – Comenda Civismo e Consciência dos Gerais.
O “Dia dos Geraes”, que chegou à terceira edição, homenageou 30 personalidades com as medalhas Mathias Cardoso para os homens e Maria da Cruz para as mulheres.
Mesmo com a elevação de Matias Cardoso a capital do estado, no dia 8 de dezembro, ainda fica a expectativa de que o município de Matias Cardoso seja reconhecido oficialmente como o mais antigo povoamento de Minas Gerais, além da primeira igreja do Estado, dividindo a condição de primeira cidade mineira entre Mariana e Matias Cardoso.
A primeira formação urbana surgida em território mineiro, segundo o sociólogo e pesquisador João Batista Costa Almeida, Joba Costa, aconteceu no ano de 1660, no Norte de Minas, sendo que em 1695, se deu a inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição pelos jesuítas, em Matias Cardoso. Por isso, o sociólogo defende que haja uma alternância da comemoração do Dia de Minas e do Dia dos Geraes.
Comentários