JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – 10 horas da manhã de sábado. Neste horário e dia, parte de uma das calçadas da avenida Brasil, no quarteirão entre a rua Aimorés e a praça Rômulo Sales, no centro de Janaúba, fica aglomerada de pessoas e, com isso, a rotina é alterada. Esse fato ocorre em frente e dentro do Cartório de Registro Civil.
É que, habitualmente, a manhã de sábado é a mais escolhida pelos noivos para a cerimônia do casamento no civil. Este blog e o Jornal da Serra Geral apuraram que, em média, é realizado um casamento por dia, em Janaúba. Os meses de maio e dezembro são os preferidos dos noivos. Maio por ser considerado o mês das mães, e dezembro pela tradição natalina – no dia 23 de dezembro estão previstos cinco casamentos no civil – e período de agregar mais parentes e amigos.
Entre janeiro e dezembro do ano passado foram realizados 330 casamentos no civil, nesta cidade, ou seja, houve uma união matrimonial por dia. Neste ano, entre janeiro e o dia 13 de novembro ocorreram 225 casamentos e, até o, dia 18 de novembro, o cartório janaubense, tinha a estimativa de realizar pelo menos mais 43 casamentos ainda este ano.
CASAMENTO EM CARTÓRIO
É aquele que é celebrado em local previamente determinado pelo Cartório dentro das suas dependências, de forma pública, a portas abertas durante todo o ato de sua realização, estando presentes o Juiz de Casamentos, o Escrevente Autorizado, os noivos e duas ou mais testemunhas (padrinhos).
Após ter ouvido dos próprios noivos a confirmação de que persistem na proposta de se casarem por livre e espontânea vontade, o Juiz declarará efetuado o casamento civil. Em seguida, após a devida assinatura dos termos, os noivos recebem das mãos do juiz a Certidão de Casamento.
Comentários